sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A RUA DA LIBERDADE


Quero contar uma interessante história, relacionada a uma das principais vias de Riga, a capital da Letônia: a “Rua da Liberdade”. Mas o nome dessa rua não foi sempre este. Durante o domínio russo dos Czares, ela se chamava “Rua Aleksandrs”, em homenagem a um dos tsares (ou czares) russos. Depois, durante um breve tempo, quando da dominação da Alemanha Nazista, a rua passou a se chamar “Rua Adolf Hitler”. Após a Primeira Grande Guerra, a Letônia tornou-se independente e a rua passou a chamar-se “Rua da Liberdade” (em  leto "Brīvibas Iela")
Com o fim da Segunda Grande Guerra Mundial, a Letônia e muitas outras nações passaram a pertencer à União Soviética, vivendo um difícil tempo de regime comunista. Nesse período, a rua passou a ser denominada “Rua Lênin”, em homenagem ao revolucionário russo Vladimir Ilich Ulianov, cujo apelido era Lênin. Quando da queda do regime comunista, em 1991, a rua voltou a ser chamada de “Rua da Liberdade”.
Cremos que o nome dessa rua mostra um pouco como foi a história na parte leste da Europa. Sempre houve muito sangue derramado, muitas guerras, mas um grande desejo de viver em plena liberdade.
Nós, que já experimentamos a verdadeira e definitiva libertação, através do sangue de Cristo, sabemos que não há outro caminho ou alternativa.
Por isso estamos aqui, na dependência de Deus. Precisamos anunciar a todos a verdadeira e definitiva liberdade, que vem através de Cristo Jesus!
“Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário