terça-feira, 22 de outubro de 2013

Notícias missionárias dos “Países Bálticos”

            Ficamos felizes em mais uma vez chegar até você, que tem dedicado parte do seu tempo em interceder por nós e por outros missionários que estão ao redor do mundo levando a mensagem de esperança e salvação de Jesus Cristo.
            Com frequência pessoas do Brasil nos perguntam onde ficam os países conhecidos como bálticos, ou seja Estônia , Letônia e Lituânia. Alguns às vezes chegam a cofundir com “países bascos”, “balcãs”, entre outros. Os assim chamados “países bálticos” ficam na região nordeste da Europa. São os únicos três países que um dia pertenceram a União Soviética e hoje são países membros da União Européia. Cada um dos países tem sua própria língua, mas devido a ocupação soviética por cerca de 50 anos, muitos moradores falam russo. A população da Estônia é de 1,5 milhão, da Letônia é de cerca de 2,2 milhões e a Lituânia cerca de 3,4 milhões. Portanto são países pequenos, mas estratégicos politicamente e também espiritualmente.
Reunião de adoração em praia durante o verão da Estônia
            Em carta anterior escrevemos que a Estônia foi considerada em 2011 o país menos religioso do mundo. Não que lá haja perseguição religiosa. Lá sim existe a frieza espiritual, onde a maioria da população disse já ter experimentado o cristianismo em gerações  anteriores e agora diz não acreditar que exista um Deus.
            Na Estônia temos dois missionários da terra, ou seja líderes locais que estão plantando igrejas neste árido campo. Gostaria hoje de colocar diante de você um dos líderes, para que possamos agradecer a Deus pela vida dele e também interceder pelo trabalho por ele realizado. Este jovem líder chama-se Jakob e serve na segunda maior cidade do país – Tartu. Esta cidade é importante porque abriga a maior universidade do país, e para lá se dirigem muitos jovens. Neste contexto Jakob tem plantado uma igreja. Nos meses do último verão (junho a agosto) a igreja dirigida por Jakob realizou um acampamento onde cerca de 160 jovens estavam presentes, sendo que 5 dos presentes aceitaram a Cristo e estão sendo discipulados. Durante o acampamento mais 4 jovens que estavam sendo discipulados foram batizados. Estes parecem ser números pequenos no contexto do Brasil, mas para a realidade daqui é uma grande vitória. Além disso numa cidade que forma os futuros líderes da nação a semente do evangelho tem sido espalhada e cultivada. Nosso missionário agora tem o propósito de no próximo ano iniciar uma nova igreja na capital da Estônia, Tallinn. Vamos nos juntar a ele em oração para que a Estônia deixe de ser o país menos religioso do mundo, passando a ser novamente uma nação que adora e serve o Senhor Jesus.
Batismos realizados em Tartu, Estônia
            Gostaríamos também de pedir suas orações pelos próximos meses. Estamos já no outono e a temperatura por aqui já anda em torno do zero grau. O frio vai cada dia se intensificar chegando por vezes próxima de 30c negativos nos meses de janeiro e fevereiro. Precisamos da proteção de Deus tanto em nossos deslocamentos, quando para nossa saúde. Este é um tempo quando muitos ficam doentes, pois precisamos ficar em ambientes fechados onde os vírus e bactérias se proliferam e por vezes ficamos expostos à baixas temperatura.
            
Por favor intercedam:

Pela saúde física e emocional de nossa família, incluindo sempre o nossos filhos Rhaísa, Guilherme e Ana Sofia;

  • Pelos missionários da terra na Estônia, Letônia e Lituânia;
  • Pela Igreja Batista Templo da Salvação, a qual estamos soerguendo em Riga, Letônia;
  • Pela situação social, econômica e política da Estônia, Letônia e Lituânia;



“Que a graça de Cristo esteja com todos vocês!” Hebreus 13.25

Pr. Hans e Elaine Behrsin


Celebração na Igreja em Tartu, Estônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário