quarta-feira, 24 de março de 2010

Viagem à Estônia - Março/2010

Nos dias 19, 20 e 21 de março realizamos mais uma viagem à Estônia. Apesar de estarmos vivendo naqueles dias o início da Primavera, tudo ainda estava coberto de neve e gelo. Nosso objetivo foi participar do encontro anual da União Batista do país, estreitar o relacionamento com a liderança local e a aperfeiçoar nossa cooperação através do apoio a missionários da terra. Atualmente sustentamos apenas um missionário da terra (autóctone) que já mostrou grandes resultados e a partir do segundo semestre deste ano estaremos deslocando o sustento para outro líder local que está iniciando a plantação de uma igreja.
            Logo que chegamos a Tallinn, Estônia, no dia 19 de março, almoçamos com o Presidente da União Batista, Pr. Mego Rammell, e pudemos conversar sobre nosso atual apoio através dos missionários da terra. Eles são muito agradecidos aos batistas brasileiros pelo apoio que já temos dado há quase 4 anos.
            Nos dias 19 e 20 de março participamos do Congresso e Assembléia anual da União Batista. No dia 21 de março visitamos duas igrejas na cidade de Parnu (distante uns 120 Km da capital, Tallinn). Esta cidade fica às margens do Mar Báltico. Pela manhã estivemos na igreja mais antiga da cidade, Igreja Batista Emanuel. Imediatamente após o culto na Igreja Emanuel  fomos conhecer e pregar numa igreja filha da anteriormente citada. O nome da igreja é “Sal e Luz” e não obstante ter sido plantada por uma igreja bem tradicional, ela é ultra-contemporânea. A igreja se reune num centro de juventude da cidade e o ambiente é bem jovem e informal. Nas duas igreja falei  em inglês com tradução para o Estoniano.
            Segundo pesquisas, a Estônia é o país mais secularizado da União Européia. Cerca de 60% da população diz ser sem religião e diz não precisar de nenhuma experiência espiritual. Oremos pela Estônia e pelo plano de plantação de igrejas da União Batista local e pelos jovens do país. Podemos também participar orando e contribuindo. 
Coro com conjunto de bandolins apresentando-se durante o Congresso

Pr. Hans falando na Igreja Batista Emanuel, Parnu, Estônia. Esposa do pastor da igreja traduzindo do Inglês para o Estoniano


Ambiente bem informal da Igreja Batista Sal e Luz - Parnu, Estônia

Igreja Batista Sal e Luz - não existem bancos, mas sim mesas e cadeiras. Enquanto você participa do culto pode ir tomando um café e comendo uns biscoitos


Gravura na parede do local onde a Igreja Sal e Luz se reune


Pr. Hans falando à igreja com a tradução feita por um dos líderes da igreja

Jovens da igreja durante a reunião

Mensagem


Jovem dando testemunho



Garoto de 14 anos dando testemunho. Ele me falou que fala quatro línguas: Estôniano, Russo, Inglês e Alemão. Disse que agora está estudando Noruguês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário